Marlon Brando era filho de Marlon Brando Sr.(1895–1965) e Dorothy Pennebaker Brando. Os seus pais se separaram quando tinha apenas 11 anos de idade - em 1935. A sua mãe levou os filhos (Marlon, Jocelyn Brando (1919–2005) e Frances Brando (nascida em 1922)) para viver com a avó em Santa Ana, Califórnia, até 1937, quando decidiu reconciliar com o marido e viver com ele e com os rebentos numa vila chamada Libertyville, Illinois.
Dorothy era uma mulher talentosa, embora fosse viciada em bebidas alcoólicas e mãe ausente. Ela se envolveu com o teatro local, ajudou o jovemHenry Fonda a começar a carreira de ator e incutiu em Brando o interesse pela mesma. Sua irmã mais velha, Jocelyn, também foi atriz.
Brando teve uma infância tumultuada. Foi expulso da escola Libertyville High School e, aos 16 anos de idade, mandado para a academia militar Shattuck, em Fairbault, Minnesota. Lá, se sobressaiu nas aulas de teatro. Mas por tentar escapar do confinamento da escola, sofreu, mais uma vez, expulsão. Aceito de volta um ano mais tarde, decidiu não dar prosseguimento aos estudos.
Brando foi para Nova York atrás de suas irmãs. Uma tentava ser pintora enquanto a outra estava na Broadway. Em Nova York, Brando estudou em várias escolas de teatro com destaque para o tempo em que estudou com Stella Adler no seu estúdio que hoje ainda funciona como escola, a Stella Adler Actors Studio. Foi com Stella, a única professora nos EUA que realmente teve contato com Stanislavski fock
Em 1976, Brando declarou que já teve experiências homossexuais com vários homens, e que não ligava para o que as pessoas pensavam
Em 1979, o ator participou de "Apocalipse Now", também sob direção de Coppola, que se tornou um extraordinário sucesso.
Brando casou-se várias vezes. Sua primeira mulher foi Anna Kashfi, com quem teve um filho, Christian, em 1958. Casou-se depois com Movita Castaneda, com quem teve outro filho, Miko Brando. Casou-se também a taitiana Tarita Teriipia, com quem teve dois filhos, Cheyenne e Teihoutu. Em 1970 adotou Petra Barret Brando. Uniu-se ainda a Cristina Ruiz, com quem teve Nina, em 1989.
Sua vida familiar também foi marcada por processos milionários de ex-esposas e grandes tragédias. Em 1990, seu filho Christian assassinou Dag Drollet, namorado de sua filha Cheyenne. Em 1995 Cheyenne suicidou-se, lutando contra a depressão e problemas mentais.
Nos últimos anos de vida, Brando viveu praticamente em reclusão, enfrentando recorrentes problemas com a bebida e com o excesso de peso. Mesmo assim, participou de vários filmes, fazendo papéis secundários, como "Don Juan di Marco" e "A Ilha do Doutor Moreau".
Morreu aos 80 anos, vítima de complicações pulmonares, e deixou instruções detalhadas sobre seu funeral. Seu corpo foi cremado numa cerimônia reservada à família.
Michael está em uma reunião com Sollozo. Os dois estão conversando quando Michael pede licença.
Michael: Com licença.
Sollozzo: Pode ir.
Michael se dirige ao banheiro. Chegando lá, abre uma gaveta e pega seu revólver, enrolado em fita isolante. Sai do banheiro e volta para mesa.
Sollozzo: O que está acontecendo Mike? Você não está comendo nada.
Michael move a mão discretamente para dentro do paletó e saca o revólver. Sollozzo se assusta, Michael dispara e o mata. Rapidamente, Corleone se livra do revólver e sai do restaurante.
Alfred James Pacino, mais conhecido como Al Pacino, nasceu em 25 de abril de 1940 em Nova Iorque e é um ator, diretor e produtor. Nunca se casou, mas teve 3 filhos.
Durante sua juventude, ele foi pobre e deprimido, mas no fim dos anos 60 estudou sob a supervisão de Lee Strasberg. Ganhou o "Obie Award" em “The indian wants the Bronx” por sua boa atuação e seu primeiro grande trabalho foi em 1976, quando Al Pacini atua em "The Panic in the Needle Park".
Al Pacino realmente cresceu quando interpretou Michael Corleone em "Poderoso Chefão". Foi indicado para o Oscar de Melhor Ator e até o final da década de 1970, conseguiu outras 4, de melhor ator.
Apesar das nomeações, Al Pacino só conseguiu o tão desejado prêmio de Melhor Ator principal no filme "Scent of a woman”.
Nos anos 80 Al Pacino decresceu por sua má atuação nos filmes “Cruising” e “Author! Author”, mas ainda sim conseguiu um Globo de Ouro por sua atuação em Scarface.
No total, foi nomeado para 8 óscars mas só ganhou 1, e para 14 globos de ouro e ganhou 3.
The Godfather (O Poderoso Chefão) é um romance de ficção escrito por Mario Puzo e publicado em 1969. O livro conta a história da família mafiosa de origem siciliana Corleone que se muda para os Estados Unidos da América.
A história foi adaptada para o cinema em 1972, dirigido por Francis Ford Coppola e estrelando Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Richard S. Castellano, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte, Diane Keaton, John Cazale, Talia Shire, Al Martino e Abe Vigoda.
O livro ainda teve duas continuações: The Godfather II, em 1974 e The Godfather III, em 1990, ambos também dirigidos por Coppola, porém essas não chegaram a ser escritas.
O filme ganhou três Óscares (melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator) e foi selecionado para preservação pelo Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos.
Vito Corleone (nascido Vito Antonio Andolini) nasceu em 7 de dezmbro de 1891 em Corleone, Itália.
Em 1901 seu pai foi morto por um chefe da máfia na Sicília conhecido como Don Francesco Ciccio, por ter se recusado a pagar um tributo. No funeral de seu pai, seu irmão, Paolo, foi assassinado. Algum tempo depois, os homens de Ciccio foram até a casa dos Andolini para matar Vito. A mãe de Vito encontrou-se com o Don e implorou que ele não matasse seu filho e, ao ter seu pedido negado, agarrou-o e o ameaçou, dando tempo para que Vito fuja, mas Ciccio a mata. Posteriormente, ele vai para os Estados Unidos num navio com outros imigrantes. Não falando ingles, ele foi renomeado Vito Corleone por um agente da imigração.
Vito passou a viver de pequenos crimes e em 1925 fez uma viagem a Sicília e vingou sua família assassinando Don Ciccio.
No início da década de 1930, Vito fundou a Família Corleone com a ajuda de Peter Clemenza, Salvatore Tessio e Genco Abbandado. A Família Corleone tornou-se a família criminosa mais poderosa de Nova Iorque. Em 1955, Vito morreu devido à um ataque cardíaco e, assim, seu filho mais novo, Michael Corleone, assumiu controle da Família.
Além de Michael Corleone, Vito teve outros filhos: Santino Corleone, Frederico Corleone , Constanzia Corleone e Tom Hagen (adotivo).
Mario Puzo, nascido em 15 de outubro de 1920, foi um escritor estadunidense conhecido pelo seus livros de ficção acerca da máfia.
Mario Puzo nasceu numa família de imigrantes sicilianos que moravam em Hell´s Kitchen, um bairro de Nova Iorque.Criado num bairro pobre e violento de Manhattan, e atraído desde cedo pelo jogo, paixão que nunca abandonou, desenvolveu também o gosto pela literatura. Quando anunciou para sua família o projeto de se tornar escritor, a declaração foi tomada como uma demonstração de insanidade.Muitos de seus livros descrevem a herança siciliana. Ele entrou na força aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e foi mandado para a Ásia e Alemanha.
Foi na revista "American Vanguard" que Puzo publicou seu primeiro conto, "O último natal" ("The last Christimas"), em 1950. Cinco anos mais tarde, buscando avidamente o sucesso, lançou "A Guerra Suja" ("The Dark Arena") um vigoroso romance sobre um veterano de guerra, desambientado num país em paz. Mas suas pretensões permaneceram frustradas: muito bem recebido pela crítica, o livro passou despercebido pelo grande público.
Em 1965, escreveu "The Fortunate Pilgrim" (br: "O Imigrante Feliz" ou "Mamma Lucia"), com idêntico resultado. Até que surgiu uma oferta irrecusável: um adiantamento de cinco mil dólares para escrever um livro sobre a Máfia. A ideia veio depois que Puzo ouviu sobre a máfia enquanto trabalhava como jornalista. O resultado foi "The Godfather" (br: "O Poderoso Chefão", pt: "O Padrinho", 1969) e uma nova vida para Mario Puzo. Narrando a emocionante e violenta história de Don Vito Corleone, um dos chefes da Máfia, o romance transformou o autor numa celebridade literária.
O Poderoso Chefão foi depois adaptado para o cinema pelo diretor Francis Ford Coppola, numa série de três filmes, lançados em 1972, 1974 e 1990, que fizeram imenso sucesso. Os dois primeiros filmes são considerados por muitos críticos de cinema como os maiores de todos os tempos. Puzo ajudou a escrever o roteiro destes filmes, e também se envolveu com outros filmes, como Earthquake, Superman: The Movie, Superman II e Christopher Columbus: The Discovery
Puzo morreu de ataque cardíaco em 2 de julho de 1999, em sua casa em Bay Shore, Long Island, New York. Sua família vive hoje em East Islip, New York
O filme conta a historia da família Corleone durante uma guerra entre famílias. Nesse período de guerra e medo, muitos morrem ao tentar manter os ‘negócios’ funcionando. Em uma tentativa de acabar com a guerra, Michael Corleone, um herói de guerra, mata Virgil Sollozo e tem que fugir para Sicilia. Durante seus anos fora dos EUA, Michael se casa enquanto a guerra continua e só acaba quando Vito Corleone, o líder da família, reúne todas as famílias para falar sobre a atual situação.
Nascido em Detroit, em 1939, numa família ítalo-americana, Coppola cresceu no bairro de Queens em Nova Iorque, para onde a família se mudou após o seu nascimento. O pai, Carmine Coppola, era músico e compositor (uma canção sua surge em Tucker: Um Homem e o Seu Sonho, 1988) e a mãe atriz. Quando tinha nove anos contraiu poliomielite.
Coppola estudou cinema na UCLA e enquanto por lá fez inúmeros pequenos filmes. Nos fins da década de 60, começou a sua carreira profissional realizando filmes de baixo orçamento com Roger Corman e escrevendo roteiros.
Logo a seguir à realização do seu primeiro filme You’re a big boy now, foi oferecida a Coppola a direcção da versão para cinema do musical da Broadway, Finian’ s rainbow, protagonizado por Petula Clark, no que era o seu primeiro filme nos Estados Unidos, e pelo veteranoFred Aistaire. O produtorJack Warner, mal impressionado com o aspecto hippie de Coppola, deixou-o entregue a si mesmo. Coppola pegou o elenco e foi para Napa Valley rodar os exteriores, mas as diferenças entre estas filmagens e as gravadas em estúdio eram enormes, o que resultou num filme pouco homogêneo. Sendo feito com material obsoleto, o sucesso não foi grande, mas sem dúvida o seu trabalho com Petula Clark contribuiu para a sua nomeação para o Globo de ouro como melhor atriz.
Em 1971 Coppola ganhou um Oscar pelo seu roteiro em Patton, no entanto, o seu nome foi indicado como roteirista e diretor de The Godfather em 1972 e The Godfather: part 2 em1974, tendo ambos ganho Óscares de "melhor filme" (refira-se que "The Godfather: Part II, foi a primeira seqüência a conseguir este feito).
Durante este período escreveu o roteiro paraThe great Gatsby, estrelado por Mia Farrow eRobert Redford, que foi um desastre completo em nível comercial e da crítica, e produziu o segundo(o primeiro foi THX 1138 ) filme de George Lucas, American Graffiti.
-Definição de Radiação, onde está presente e utilização da humanidade.
Introdução do Apresentador:
-A radiação está presente em diversas situações do cotidiano, além de estar em todo o lugar do nosso universo tornando nem a terra tão segura. Agora, você vai aprender sobre este fascinante e perigoso fenômeno.
(Começam as imagens)
Narrador:
Na física, radiação é a propagação de energia. A radiação está presente tanto nas partículas nucleares (prótons e nêutrons), como em ondas de rádio e TV, microondas, infravermelhos e aparelhos de raio x.
O ser humano usa a radiação desde em aparelhos de uso cotidiano, até armas de destruição em massa.
Parte 2:
Tipos de radiação (explicação), características
Entrevista (Marta Rabello)
Parte 3:
-Grandes desastres na humanidade
Apreentador: O homem faz bom uso da radiação (produção de energia) e até a recicla, porém a radiação nem sempre trás beneficios. Agora você verá os desastres que ela ocasionou na história da humanidade.
Narrador:
Hiroshima e Nagasaki:
A explosão da bomba nuclear nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matou milhares de pessoas
No início da guerra, a população japonesa atingiu mais de 380.000 pessoas. No final da guerra,houve uma diminuição para cerca de 255.000 habitantes.
Recentemente, houve um acidente nuclear na usina de Fukushima quando houve um grande terremoto na região seguido de uma tsunami…
Chernobyl:
Chernobyl, na Ucrânia, foi o maior desastre radioativo da humanidade. Sua radiação atingiu também, a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, sendo que sua liberação de radioatividade foi 400 vezes maior que a da bomba atômica de Hiroshima. A usina foi mal planejada, pois faltava mais proteção no reator. Isso gerou instabilidade, ocasionando um vazamento de material radioativo, onde cerca de 30 mil pessoas morreram. A cidade foi fechada e recentemente foi aberta para visitas de no máximo 3 horas.
Parte 4;
-Conclusão
Falas:
Luiz: Neste vídeo você viu os perigos que a radiação pode trazer a humanidade, mas nunca se esqueça que ela salva vidas e cria a energia que nos deixa fazer várias coisas no dia a dia. Porém, não sabemos quais serão as consequências futuras do uso dessa energia.
Richard Lester nasceu em 19 de janeiro de 1932 na Filadélfia, Pensilvânia. Cursou a Universidade da Pensilvânia com 15 anos. Começou na televisão em 1950, trabalhando como assistente de direção e, em menos de um ano, como diretor.
Filmografia:
The Running Jumping & Standing Still Film (1960)
It's Trad, Dad! (1962)
The Mouse on the Moon (1963)
A Hard Day's Night (1964)
The Knack …and How to Get It (1965)
Help! (1965)
A Funny Thing Happened on the Way to the Forum (1966)
How I Won the War (1967) Also Producer
Petulia (1968)
The Bed-Sitting Room (1969)Also Producer
The Three Musketeers (1973)
Juggernaut (1974)
The Four Musketeers (1974)
Royal Flash (1975)
Robin and Marian (1976)
The Ritz (1976)
Butch and Sundance: The Early Days (1979)
Cuba (1979)
Superman II (1980)
Superman III (1983)
Finders Keepers (1984)
The Return of the Musketeers (1989)
Get Back (1991)
A Hard Day's Night
A Hard Day's Night é um filme realizado pelo grupo de rock inglês The Beatles que foi lançado em 6 de julho de 1964. Foi o primeiro filme realizado pelos Beatles e junto ao filme foi lançado um álbum com o mesmo nome. O filme foi escrito por Alun Owen, produzido por Walter Shenson e dirigido por Richard Lester.
Sinopse:
John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr estão viajando em um trem na companhia do avô de Paul e seu empresário para Londrespara fazer um show em rede nacional.
Os meninos da The Beatlesarrasam o coração de todas as meninas no trem e também aproveitam para dar em cima de uma ou outra. Eles também adoram causar confusão com a primeira pessoa a qual encontram, o que causa um humor na história. Os meninos com idade aproximada de 20 anos não querem saber de trabalhar e estão sempre fugindo dos ensaios. Faltando 40 minutos para o ensaio geral antes de entrar ao vivo em rede nacional e influenciado pelo avô de Paul, Ringo foge e sai para "curtir a vida", causando mais confusão e acaba sendo preso. Para todo lugar que vão são perseguidos por milhares de fãs fanáticas. O filme está repleto das músicas do álbum A Hard Day's Night.
Stanley Donen (Columbia, Carolina do Sul, 13 de Abril de 1924) é um diretor de cinema e coreógrafo norte-americano.
Donen é filho de judeus mas se tornou ateu durante sua juventude. Ele estudou na Universidade da Carolina do Sul e foi para Nova York ainda jovem. Aos 16 anos, participou como dançarino na produção original de “Pal Joey”, de Rodgers e Hart, estrelada por Gene Kelly e lançada na Broadway.
Em 1943, Donen estreou na Metro Goldwyn Mayer como coreógrafo e dançarino em “Best Foot Foward” e em 1949 teve a sua primeira oportunidade de dirigir um filme inteiro na adaptação do musical “Um dia em Nova York”.
Stanley Donen ganhou um Óscar Honorário, concedido em 1998 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Também recebeu uma nomeação à Framboesa de Ouro, na categoria de Pior Filme, por "Saturn 3"(1980)"
Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.
Diretor Tim Burton
Burton é o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.
Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. Mesmo assim, foi no período que trabalhou na Disney que Tim Burton criou e dirigiu sua primeira curta-metragem Vincent, com o personagem principal baseado no ator Vincent Price. Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem Frankenweenie, que conta a história de um menino que ressucita seu cachorro. Mesmo com enredos pouco infantis, Tim Burton teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.
O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton conciliou três anos depois em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma super-produção: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno (Batman Returns), também com a direção de Tim Burton. Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands), sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que seria seu maior colaborador durante a carreira do cineasta. Depois seria novamente chamado, dessa vez para estrelar a cinebiografia de Ed Wood, considerado o pior diretor de todos os tempos.
Após esse período, o diretor passou por baixar em filmes que pouco renderam, como Marte Ataca! (Mars Attacks!) e Planeta dos Macacos (Planet of the Apes). Tim Burton melhorou sua carreira em 1999 após lançar o filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow), sobre uma cidadezinha que sofre uma série de assassinatos. Sua carreira continuou em alta depois de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish). Mais tarde, Burton voltaria a animação stop-motion com A Noiva Cadáver (Corpse Bride). Nessa época, o diretor regravou um clássico dos anos 70, A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory), novamente com a participação do ator Johnny Depp.
Tim Burton é casado com a atriz Helena Bonham Carter e tem dois filhos com ela: Billy de 4 anos, e recentemente o casal teve uma menina, chamada Nell.
Apesar de, segundo sua mulher, Tim não gostar de musicais,ele dirigiu o filme, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, que foi bem recebido pela crítica, sendo indicado ao Oscar 2008 em algumas categorias, ganhando a categoria Direção de Arte, graças ao belíssimo trabalho do diretor. A paixão pela versão original do musical para teatro, segundo Helena Bonham Carter foi uma das coisas que os dois tinham em comum e que ajudou a uní-los.
Tim Burton esteve trabalhando no filme Alice no País das Maravilhas que foi produzido pela Disney, e que contou com um excelente elenco de renomados nomes, como o amigo do diretor, Johnny Depp, sua esposa Helena Bonham Carter e a atriz Anne Hathaway.
Filmografia
Hansel e Gretel (Portugal) João e Maria 1982 (Brasil)
Vincent (Portugal) 1982
Frankenweenie (Brasil/Portugal) 1984
As Grandes Aventuras de Pee-wee (Brasil) 1985 A Grande Aventura de Pee-wee (Portugal)
Alladin e a Lâmpada Maravilhosa (Brasil) 1986Aladino e a lâmpada mágica (Portugal)
The Jar (Portugal) 1986
Os Fantasmas Se Divertem (Brasil) 1988 Os Fantasmas Divertem-se (Portugal)
Batman (Brasil, Portugal) 1989
Edward Mãos-de-Tesoura (Brasil) 1990 Eduardo Mãos-de-Tesoura (Portugal)
Batman o Retorno (Brasil) 1992 Batman Regressa (Portugal)
O Estranho Mundo de Jack (Brasil, Portugal) 1993
Ed Wood (Brasil, Portugal) 1994
Um Gaiato no Navio (Brasil) 1994 Marujo à Força/Todos a Bordo (Portugal)
Batman Eternamente (Brasil) 1995
Marte Ataca! (Brasil, Portugal) 1996
James e o Pêssego Gigante (Brasil, Portugal) 1996
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Brasil, Portugal) 1999
Planeta dos Macacos (Brasil, Portugal) 2001
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Brasil) 2003 O Grande Peixe (Portugal)
A Fantástica Fábrica de Chocolate (Brasil) 2005 Charlie e a Fábrica de Chocolate (Portugal)
A Noiva-Cadáver (Brasil, Portugal) 2005
"Sweeney Todd" (Brasil, Portugal) 2007
"9 - A Salvação" (Brasil) 2009 9 (Portugal)
Alice no País das Maravilhas (Brasil, Portugal) 2010
Frankenweenie (Brasil, Portugal) 2012
Trailer do filme:
Fontes
Google
http://pt.wikipedia.org
http://www.adorocinema.com/filmes/sweeney-todd/